Data: 30/07/2015 | 08:00 Atualizado em: 31/07/2015 | 15:34
X ENAT
Mensagem do Secretário da Receita Federal
Mensagem do Secretário da Receita Federal
A Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo realizarão, na cidade de São Paulo, no período de 20 a 23 de outubro de 2015, mais uma edição do Encontro Nacional de Administradores Tributários (ENAT)
Essa será a décima edição desse Encontro que se firma no cenário nacional como um dos mais importantes plenários de integração e troca de experiências entre os fiscos, visando ações integradas que racionalizem custos, eliminem entraves burocráticos, facilitem o cumprimento das obrigações tributárias e aprimorem o controle e a fiscalização por parte dos órgãos governamentais.
Projetos estratégicos foram articulados neste ambiente: o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a Unificação dos Cadastros, o Simples Nacional, o Programa de Educação Fiscal, entre outros.
Para o X ENAT foram selecionados temas determinantes para a simplificação das obrigações tributárias, a melhoria do ambiente de negócios no Brasil e a maior eficácia das administrações tributárias.
É importante salientar que a experiência ao longo desses anos evidencia a necessidade de o ENAT ser um encontro permanente, que atinge seu ápice com as assinaturas de convênios, protocolos e acordos de cooperação, durante o evento anual.
Assim, com muito entusiasmo, conclamo a participação de todos os Secretários de Fazenda dos Estados e Secretários de Finanças municipais ao trabalho contínuo visando, cada vez mais, a busca de soluções que possam promover maior integração administrativa e uniformização de procedimentos.
Aproveito a oportunidade para convidá-los a visitar e explorar o Sítio ENAT, desenvolvido e implementado de forma parametrizada, permitindo adaptações a demandas variadas e atendimento às necessidades de realização de um trabalho integrado dos órgãos fazendários autônomos.
Sejam bem-vindos! Jorge Rachid