Data: 28/05/2014 Atualizado em: 11/08/2016 | 12:33
Secretário ressalta a importância do uso da tecnologia nas administrações tributárias na 48ª Assembleia do Ciat
A reunião do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT) ocorre no Rio de Janeiro, até quinta-feira, dia 8. Esta edição tem o tema "O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Tributária".
Durante a abertura, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, ressaltou que o encontro representa uma oportunidade valiosa de debate em um momento no qual os governos de diversos países fazem esforços no sentido de recuperar o crescimento de suas economias. "As administrações tributárias estão empenhadas na busca de soluções para os problemas fiscais para garantir o aumento da capacidade de financiamento público", afirmou.
Para o secretário, os recentes progressos na tecnologia da informação têm proporcionado oportunidades e avanços consideráveis nasadministrações tributárias. Barreto citou como exemplos os projetos de Escrituração Fiscal Digital e da Nota Fiscal Eletrônica, instrumentos que reduzem a burocracia, facilitam os controles relacionados ao cumprimento das obrigações tributárias e promovem a equalização dos contribuintes no aspecto da conformidade. "Essas iniciativas geram impactos bastante positivos não apenas sobre a arrecadação tributária, mas também na redução dos custos das empresas e no nivelamento das condições de competitividade na economia". Entre os participantes do CIAT estão representantes de instituições e empresas, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial de Aduanas (OMA), Oracle e Serpro, além das Secretarias de Fazenda dos Estados brasileiros.